ODS-1.png

ODS  1 - COMBATE A POBREZA

A erradicação da pobreza em todas as suas formas continua a ser um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta.

Apesar dos progressos significativos nas últimas décadas, mais de 700 milhões de pessoas ainda vivem com menos de 1,90 dólares por dia e muitas mais não têm acesso a necessidades básicas, como alimentos, água, saneamento e cuidados de saúde.

O ODS 1 apela à erradicação da pobreza em todas as suas formas até 2030. Este objectivo ambicioso exigirá um esforço concertado dos governos, das empresas e da sociedade civil para abordar as causas profundas da pobreza, como a desigualdade, a discriminação e a falta de acesso à educação e aos cuidados de saúde.

Aqui estão alguns dos principais objetivos do ODS 1:

• Erradicar a pobreza extrema para todas as pessoas em todos os lugares.

• Reduzir em pelo menos metade a proporção de pessoas que vivem na pobreza em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais.

• Implementar sistemas e medidas de proteção social adequados para todos, incluindo limiares mínimos de proteção social.

• Garantir direitos iguais aos recursos económicos, bem como acesso a serviços básicos, propriedade e controlo sobre terras e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novas tecnologias e serviços financeiros.

• Reforçar a resiliência dos pobres e vulneráveis ​​a eventos climáticos extremos e outros choques e catástrofes económicas, sociais e ambientais.

• Mobilizar recursos significativos de uma variedade de fontes, incluindo o aumento da cooperação internacional, para fornecer meios adequados, confiáveis, previsíveis e sustentáveis ​​para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento, para implementar políticas e programas destinados a erradicar a pobreza em todas suas formas.

• Alcançar o ODS 1 é  um passo essencial para a construção de um futuro sustentável para o nosso planeta.

Aqui estão algumas das maneiras pelas quais os indivíduos podem contribuir para a luta contra a pobreza:

• Apoiar organizações que trabalham para aliviar a pobreza.

• Ofereça seu tempo e habilidades para ajudar os necessitados.

• Doe para instituições de caridade que trabalham para combater as causas profundas da pobreza.

• Aprenda sobre a pobreza e suas causas.

• Apoiar políticas que promovam o crescimento econômico e a justiça social.