12.png

ODS 12 - CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

O Objectivo 12 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável visa garantir padrões sustentáveis ​​de consumo e produção . Este objectivo ambicioso reconhece que os atuais padrões de consumo e produção estão a causar graves impactos ambientais, com consequências negativas para o clima, a biodiversidade e a saúde humana.

Para atingir este objetivo foram definidos objetivos específicos, nomeadamente:

• Até 2030, reduzir significativamente a produção per capita de resíduos alimentares a nível mundial, incluindo perdas pós-colheita e nos processos de retalho e consumo.

• Até 2030, reduzir para metade a quantidade global de desperdício alimentar per capita por pessoa.

• Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos per capita e incentivar a reciclagem e a reutilização.

• Apoiar modelos de consumo e produção sustentáveis ​​e utilizar ferramentas eficazes para monitorizar e reduzir o impacto ambiental do consumo.

• Empreender iniciativas para educar e sensibilizar os consumidores sobre práticas sustentáveis, incluindo informação e sensibilização para questões ambientais, de saúde e sociais associadas ao consumo e à produção.

• Incentivar a adoção de práticas de gestão e métodos de produção sustentáveis ​​que reduzam o impacto ambiental do ciclo de vida dos produtos, incluindo a gestão eficiente de recursos e energia.

• Desenvolver e implementar ferramentas para monitorar os impactos do desenvolvimento sustentável para o turismo sustentável, que cria empregos e promove a cultura e os produtos locais.